Academia Sénior

Academia Sénior 2008/09

Uma comunidade de partilha de saberes e conhecimentos

A Academia Sénior do CER visa a dinamização de atividades culturais, sociais e educacionais, umas gratuitas outras com a contribuição dos frequentadores, para maiores de 55 anos, pretendendo ser mais uma porta aberta para a aprendizagem ao longo da vida e para um envelhecimento ativo.

Academia Sénior 2008/09

Atividades Realizadas

  • Informática
  • Inglês
  • Tai Chi
  • Elaboração do Regulamento da Academia Sénior.
  • Reunião com a Câmara Municipal de Viana do Castelo para apresentação do projeto e estabelecimento de eventual parceria
  • “Ao encontro… da nossa História”, por Ernesto Português
  • Visita a Monção, guiada por Ernesto Português (incluindo os locais principais da Vila, Muralhas, Palácio da Justiça, Igreja da Misericórdia, Paço do Alvarinho (degustação), Palácio da Brejoeira e passagem por Pias e Milagres
  • O CER faz-se representar no Encontro “Um sorriso com as TIC”
cer academia senior 2008 2009

Registos e Memórias

Ao encontro da História Local

No passado dia 22 de Abril, a Academia Sénior do CER levou a efeito o Encontro sobre História local e das comunidades, animado pelo Dr. Ernesto Português.

A sessão, que decorreu no Auditório da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, abriu com a apresentação do autor e da obra “São Salvador de Cambeses. Memória e identidade de um povo” (2002) pelo Dr. Albino Ramalho, um dos frequentadores da Academia.

Na plateia, para além dos “alunos” da Academia Sénior 2008/09, estiveram presentes discentes de um curso de animação social e cultural da Escola Secundária de Monserrate e estudantes da Escola Superior de Educação.

O Dr. Ernesto Português proferiu uma comunicação sobre a sua obra e a sua experiência enquanto investigador de História e animador da comunidade.

O autor dissertou sobre os processos de criação, pesquisa e escrita, ilustrando a sua comunicação com exemplos de fontes e documentos, que tem vindo a usar.

academia senior cer ernestoa
academia senior cer sao tiago de pias

Começando por mencionar factos e personalidades por ele estudados que ligam Monção e Viana do Castelo, considerou-se um “aprendiz de historiador” e reconheceu que a investigação e a escrita o realizam enquanto homem, mesmo quando os originais “ficam na gaveta”.

Recordou algumas das suas iniciativas de animação local e projectos de investigação, atraindo a atenção dos ouvintes com o relato de algumas das peripécias, dos acasos e dos esforços que caracterizaram (e caracterizam) o seu trabalho.

Terminou a sua intervenção com as palavras de Paulo Freire – Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.

O evento na newsletter do IPVC (veja “Encontro Pedagógico”).

O Autor

O Dr. Ernesto Português é Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em História da Educação, na área de especialização de História da Educação e da Pedagogia, pela Universidade do Minho.

Aposentado do Ministério da Educação, e natural de Monção, é um intelectual muito respeitado, tendo apresentado comunicações em encontros científicos e publicado artigos em diversas revistas. Colabora regularmente com os jornais “Notícias de Monção”, “A Terra Minhota” e “Diário do Minho”.

Autor distinguido com o prémio A. Lopes de Oliveira

O Dr. Ernesto Português foi galardoado pela sua obra “São Tiago de Pias – História e Cultura”, com o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe – Estudos Histórico-Sociais de Âmbito Local ou Regional, edição relativa aos anos de 2007 e 2008.

O Júri, por unanimidade, considerou que se trata de “um trabalho de investigação profundo, cientificamente bem sustentado, com correcta e importante utilização de fontes primárias e, dentro das obras submetidas a concurso, a que mais se adequa ao espírito do regulamento do Prémio, evidenciando uma forte matriz local”.

O Júri integrou o Professor Doutor José Gama, docente da Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Dr. João Carlos Pascoinho, docente do Instituto de Estudos Superiores de Fafe e Dr. Aureliano Barata, docente da Escola EB 2,3 Padre Joaquim Flores e o representante da Câmara Municipal de Fafe.

Note-se que esta é a segunda vez que o autor recebe este prémio. No biénio de 2001/2002 a mencionada distinção foi atribuída à sua obra monográfica “São Salvador de Cambeses. Memória e identidade de um povo” (Monção, 2002).

CONHEÇA MELHOR A ACADEMIA

A Junta Directiva do CER decidiu dar continuidade à Academia Sénior, Universidade da Terceira Idade, em Viana do Castelo.

O início do ano lectivo 2008/09 teve lugar nos últimos dias de Janeiro de 2009.

Após a experiência muito participada e com o sucesso conhecido, a Academia reuniu as condições necessárias para continuar a ser uma actividade de prestígio do CER e uma proposta para aquelas e aqueles que procuram uma forma inteligente de ocupação, e querem continuar activas/os.

Este ano lectivo iniciou com um curso de Língua Inglesa, que está a decorrer na Escola Superior de Educação. Esta parceira é a principal novidade desta nova etapa da Academia. Enquanto local privilegiado para o ensino e a educação, o acesso à Biblioteca e a coabitação com os estudantes foram os argumentos suficientes para esta colaboração.

Está prevista a oferta de outras áreas de formação e de interesse como sejam Economia, História, Ciência Política, Artes, Cultura e Saúde. Procuraremos ainda propiciar actividades de prática desportiva e lúdica, de manutenção e de convívio, estas em parceira com algumas entidades da Cidade e do Distrito de Viana do Castelo.

Qualquer pessoa desde que reformada pode participar na Academia. Algumas actividades têm custo de frequência e outras são de acesso livre. Inscreva-se. Participe!

Resolução Alternativa de Litígios

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer à seguinte entidade de resolução de litígio de consumo (RAL):

CIAB - Centro de formação e Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo)
Av. Rocha Paris, nº103 (Edificio Vila Rosa)
 
4900 – 394 Viana Do Castelo
 
Telef. 258 809 335 | Fax: 258 809 389 | E-mail: [email protected] | Web: www.ciab.pt
 
 
Mais informações em Portal do Consumidor disponível em www.consumidor.pt
 

Art.º 18.º do Lei n.º144/2015, de 8 de Setembro